domingo, 20 de maio de 2018

A Mente

A mente é aquela que pensa, percebe e raciocina. De acordo com as Escrituras, temos algum controle sobre ela, pois elas nos instruem a "termos nossa mente nas coisas que estão acima, e não nas coisas que estão na terra" (Colossenses 3:2, tradução de J. N. Darby). Meu coração (como morada da afeição) vai atrás das coisas que são importantes para mim, mas eu possuo a capacidade de colocar minha mente em algo como um ato de minha vontade. Assim, minha vontade, enquanto em um sentido faça parte da minha mente, também a controla e direciona de diferentes formas. Assim o homem em Romanos 7:25 diz: "Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado". Aqui sua mente deseja fazer o que é certo, mas sua carne, seu velho ego pecaminoso, só consegue pecar. No incrédulo, sua mente é influenciada e está definitivamente sob o controle de sua carne, seu ego pecaminoso, e Satanás usa isso para manipular sua mente de um modo maligno. Assim lemos sobre Nabucodonosor cujo "coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba" (Daniel 5:20). Romanos 12:2 fala da "renovação do vosso entendimento (mente)" como um resultado da mente estar sob o controle do Espírito de Deus em vez de estar sob o controle de Satanás e da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário